25 de abril de 2008

JAVA


O que é o Java?

O Java permite que você joque on-line, converse com pessoas no mundo inteiro, calcule a taxa de juros de um empréstimo e veja imagens em 3D. Essas aplicações, criadas na linguagem de programação Java e acessadas no seu navegador, são chamadas de "applets". As empresas também usam applets Java para aplicativos de intranet e outras soluções de e-business.

Saiba mais sobre a tecnologia Java

A tecnologia Java foi criada como uma ferramenta de programação em computação, parte de um pequeno trabalho anônimo e secreto chamado "the Green Project" da Sun Microsystems em


1991.

A equipe "Green Team", um grupo secreto formado por 13 pessoas e liderado por James Gosling, trancou-se em um escritório anônimo na Sand Hill Road em Menlo Park e trabalhou dia e noite por 18 meses, isolado de toda a comunicação com a Sun.

Eles estavam tentando antever e planejar a "nova onda" na computação. Sua primeira conclusão foi que ao menos uma tendência significativa seria a convergência de computadores e de dispositivos controlados digitalmente.

O resultado foi uma linguagem de programação não atrelada a dispositivos, apelidada de "Oak".

Para demonstrar como essa nova linguagem poderia impulsionar o futuro dos dispositivos digitais, a equipe Green Team desenvolveu um controlador portátil para sistemas de entretenimento doméstico voltado para o setor de televisão digital. A idéia estava muito à frente de seu tempo e o setor de TV digital não estava preparado para o incrível avanço oferecido pela tecnologia Java.

Mas a Internet estava pronta para essa tecnologia e, bem a tempo para sua apresentação pública em 1995, a equipe pôde anunciar que o navegador Netscape Navigator passaria a incorporar a tecnologia Java.

Até hoje, perto do seu décimo ano, a plataforma Java já atraiu mais de 4 milhões de desenvolvedores de software, é usada em todos os principais setores no mundo inteiro e está presente em uma ampla gama de dispositivos, computadores e redes de todas as tecnologias de programação.

Sua versatilidade, eficiência, portabilidade de plataforma e segurança fazem dela a tecnologia ideal para a computação em rede, de modo que, hoje, a tecnologia Java está presente em mais de dois bilhões e meio de dispositivos:
  • mais de 700 milhões de PCs
  • 708 milhões de telefones celulares e outros dispositivos portáteis (fonte: Ovum)
  • 1 bilhão de smart cards
  • além de set-top boxes, impressoras, webcams, jogos, sistemas de navegação para automóveis, terminais lotéricos, dispositivos médicos, estações de pagamento de estacionamento etc.
Atualmente, você pode encontrar a tecnologia Java em redes e dispositivos que vão desde a Internet e supercomputadores científicos a laptops e telefones celulares, de simuladores de mercado da Wall Street a dispositivos para jogos e cartões de crédito -- simplesmente em todo lugar.

A melhor forma de saber mais sobre essas aplicações é explorar o site java.com, o maior ponto de venda, mostruário e recurso centralizado de informações para empresas, consumidores e desenvolvedores de software que usam a tecnologia Java.




Por que os desenvolvedores de software escolheram a tecnologia Java

A linguagem de programação Java foi completamente refinada, ampliada, testada e experimentada por uma comunidade ativa de mais de quatro milhões de desenvolvedores de software.

Madura, extremamente robusta e surpreendentemente versátil, a tecnologia Java adquiriu um valor inestimável e permite aos desenvolvedores:
  • Gravar um software em uma plataforma e executá-lo em praticamente qualquer outra
  • Criar programas para execução em navegadores e serviços da Web
  • Desenvolver aplicativos no lado do servidor usados tanto em fóruns, lojas e pesquisas on-line, como no processamento de formulários HTML, e muito mais
  • Combinar aplicativos ou serviços com tecnologia Java para criar aplicativos ou serviços altamente personalizados
  • Escrever aplicativos potentes e eficazes para telefones celulares, processadores remotos, produtos de consumo de baixo custo e praticamente qualquer dispositivo com tecnologia digital

Nenhum comentário: