21 de abril de 2008

Navegador - Mozilla Firefox

Mozilla Firefox 2.0.0.14

Nova versão do browser desenvolvido pela mesma equipe que faz o Mozilla, mais rápido e mais leve que o anterior. Concorrente direto do IE 7, ele possui bloqueador de pop-ups, download automático, search integrado e muito mais. É possível utilizá-lo simultaneamente com outros browsers. Nesta versão o Mozilla Firefox sofreu algumas melhorias no sistema de favoritos, históricos e pesquisa e também recebeu alterações no design e na usabilidade do programa.

Funcionalidades:

  • Filtro anti-phishing para evitar a ação de websites falsos e piratas;
  • Sistema de recuperação de páginas e conteúdos digitados caso aconteçam incidentes, como: desligamento ou travamento do computador, queda de luz ou internet e afins;
  • Integração dos feeds RSS e XML dentro do próprio programa, além de corretor gramatical;
  • Navegação por múltiplos sites dentro da mesma janela (abas).

O Firefox foi criado para ser altamente personalizável. Através de um sistema de extensões, os usuários podem agregar novas funções, como bloqueio de publicidade, ferramentas de verificação, ampliação de imagens, para desenvolvedores, para blogueiros, entre outras muitas funcionalidades.

Um dos pontos fortes do Firefox é seu suporte fiel aos padrões web. Ele utiliza-se dos mais recentes padrões W3C para renderizar as páginas, o que permite ver o mesmo site sem diferenças no Firefox pra Windows, Firefox pra Linux, Opera, Safari e outros.

O FireFox foi criado pelo mesmo fabricante que desenvolve um navegador pouco conhecido se comparado a ele — o Mozilla — que leva o próprio nome da empresa. Ao longo do tempo o Firefox desenvolveu-se como um dos mais importantes da Web, atingindo o ápice de recursos e qualidade nesta nova versão.

Novidades da Versão 2.0

Assim como seu principal concorrente, o Internet Explorer 7, o novo Firefox 2.0 apresenta um filtro anti-phishing para evitar a ação de websites fraudulentos.

O novo Firefox também conta com um sistema de recuperação de páginas e conteúdos digitados caso aconteçam incidentes, como: desligamento ou travamento do computador, queda de luz ou internet etc. Dessa forma, toda vez que você o inicia, ele pergunta se é desejado a recuperação dos websites.

Outro recurso é a integração dos feeds RSS e XML dentro do próprio programa, além da correção gramatical (Clique Aqui para baixar o dicionário em Português - Brasil) dentro de textos digitados em páginas da Web!

Diferença

Qual o grande segredo do Firefox?

Simplicidade, rapidez, segurança e praticidade! Pré-requisitos para um navegador, não é? Pois bem, o Firefox não é apenas um navegador, e sim um ótimo navegador, portanto suas qualidades se sobressaem. Ele é baseado em um conjunto de novas tecnologias que procura tornar a experiência de navegar na Internet melhor e mais rápida.

Características e ferramentas avançadas:

É muito veloz, abrindo páginas e imagens com um sistema desenvolvido para aprimorar e diminuir bastante o intervalo de tempo para carregar arquivos, possuindo também um sistema de navegação em múltiplos sites usando a mesma janela — navegando por abas —, recursos de busca direta no Google, Yahoo, Amazon e qualquer outro sistema de busca que você queira adicionar!

Sabe aquele monte de janelas que lhe deixa maluco e perdido? A navegação por abas resolve esse problema! Basta apenas uma janela para dividir vários sites em abas para você navegar e compará-los à vontade, pois com apenas um clique você irá para a página ao lado. Nesta versão ele está ainda melhor: agora cada aba possui um pequeno "X" para ser fechada. Uma pequena melhoria que facilita a vida do usuário ao navegar em várias páginas da Web. Clicando com o botão direito você também encontra opções para adicionar o site à lista de favoritos.

Conta com um sistema de busca de palavras mais aprimorado (CTRL + F), destacando as palavras pesquisadas com marcadores. Tem integração total ao sistema de leitura de notícias RSS e o mais legal de tudo, você pode personalizar sua interface escolhendo diferentes temas!

Temas e Extensões

Uma das novidades mais interessantes é o suporte às chamadas extensões. O que é uma extensão?

Extensões para o navegador Firefox significam plugins (add-ons) para você incrementar pequenas ferramentas no navegador ao seu gosto, ou seja, adicionar diferentes miniaplicativos para o navegador, tais como: fazer download de vídeos de portais streaming, escutar músicas pelo navegador, FTPs, visualizar valores de cores, editar imagens, e muito outros.


Um dos grandes diferenciais do Firefox em relação aos concorrentes é a possibilidade de personalização, sendo possível obter o visual do Firefox mais parecido com você!

Segurança

Segurança é um assunto sério e deve estar em primeiro lugar quando estamos acessando a Internet. Comprar produtos pela web e realizar movimentação monetária está se tornando mais comum no Brasil. Até mesmo navegar é algo que necessita de proteção, pois sites contendo aplicações maliciosas é o que não faltam.

O Firefox é considerado um dos navegadores existentes mais seguros, senão o mais seguro. Ele possui um sistema que bloqueia janelas pop-ups que abrem sem o seu consentimento, bloqueia aplicações e aplicativos que tentam iniciar ao entrar em websites suspeitos e também um sistema anti-phishing para protegê-lo de páginas fraudulentas, como clones de sites de bancos, por exemplo.

História

Em meados dos anos 90 quem reinava absoluto era o Netscape por sua versatilidade e facilidade de uso. É claro que existiam outros, mas nenhum que fizesse frente a este. Nessa época a gigante Microsoft percebeu o potencial da Internet e resolveu também fazer sua investida para exibir páginas da Web: nascia o Internet Explorer.

Data desse período a primeira disputa por este nicho de mercado. A Microsoft, aos poucos, sufocou o Netscape e laçou uma leva de usuários ao incluir o seu navegador juntamente com o sistema operacional Windows, uma jogada genial. Ela passou a ser a líder absoluta em se tratando de navegação na Web.

A briga: IE X Firefox

Um tempo passou e um adversário tímido, oriundo de um lugar que ninguém imaginava surgiu: era o Mozilla Firefox.

O Firefox começou devagar e logo ganhou adeptos e fãs, devido principalmente a recursos inéditos e exclusivos como a navegação por abas, gerando maior agilidade na navegação. Outro mérito dele é a velocidade, que muitos consideram superior a do navegador da Microsoft.

Desde então a briga pelo melhor navegador vem sendo travada entre o IE e o Firefox. O Netscape nunca saiu, de fato, do páreo, porém perdeu muito mercado para esses últimos e ocuparia uma modesta terceira ou quarta posição. Recentemente (para ser mais exato, apenas na última versão), a MS ouviu as reclamações dos usuários e o IE finalmente lançou mão do tradicional recurso de abas e deixou a disputa ainda mais acirrada.

Em contrapartida, a Microsoft saiu na frente com seu sistema anti-phishing para detectar websites fraudulentos. O software da Mozilla logo respondeu e providenciava tal recurso na versão Beta RC 3, a predecessora desta versão 2.0.

Navegadores Alternativos

Mais recentemente, outros browsers menores e alternativos despontaram no mercado como o Avant Browser e navegadores mais antigos ganharam reconhecimento em versões mais novas (como é o caso do Opera). A fatia dos alternativos, sem dúvida, ainda é inexpressiva se comparada aos " tradicionais".

E quem ganha nessa briga?

Com tantas opções, o usuário pode encontrar o que mais lhe agrada. Os melhores navegadores são gratuitos e podem ser encontrados aqui no Baixaki. Cabe a cada um pesar os prós e contras para decidir — contudo, não há como negar que uma das melhores opções é o novíssimo Firefox 2.0!

ALTERAÇÃO DA VERSÃO

A principal modificação presente na versão 2.0.0.7 do Firefox é a eliminação da possibilidade de executar scripts arbitrários através da linha de comando. Isso porque perceberam que os arquivos com links para mídias da QuickTime possuem um atributo "qtnext", usado no Windows, capaz de executar o navegador padrão com opções alternativas de linhas de comando. Ao usar as versões anteriores do Firefox, o uso da opção -chrome permitia a um hacker executar comandos de script com todos os privilégios do usuário. Assim, torna-se possível instalar malwares, roubar dados locais e danificar o computador.

Para resolver o problema, não é mais possível executar scripts arbitrários através da linha de comando. Outras opções de linha de comando continuam permitidas, e os arquivos com links da QuickTime podem ser usados.

Um comentário:

Mário disse...

muito bom esse post!
prefiro mil vezes o firefox